A Prefeitura de Londrina sediou, na última terça-feira (23), a XII Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O encontro reuniu lideranças do poder público e representantes da sociedade civil para debater propostas e eleger a nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM).
Durante o evento, foram escolhidas titulares e suplentes para oito segmentos sociais que atuarão no CMDM. Não houve candidatas para os segmentos do movimento estudantil e das mulheres do campo, sendo previstas eleições complementares para essas áreas.
A presidente do Conselho, Sueli Galhardi, destacou a importância da participação de mulheres de diferentes realidades na construção de políticas públicas democráticas. Ela ressaltou o compromisso conjunto na elaboração do novo plano de ação do CMDM, que será concluído até dezembro de 2026 e orientará as políticas municipais de 2027 a 2030.
Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, a conferência é resultado de diálogo e participação coletiva, reforçando o papel transformador do evento. As conselheiras eleitas passarão por capacitação sobre o funcionamento do Conselho e a importância do controle social nas políticas públicas para as mulheres.
No período que antecedeu a conferência, foram recebidas 385 propostas da população, organizadas em sete eixos temáticos. Os temas mais debatidos foram saúde integral da mulher e prevenção à violência e feminicídio. Uma novidade desta edição foi a inclusão de um eixo dedicado às políticas de cuidado, visando reduzir a sobrecarga das mulheres nos cuidados com pessoas vulneráveis.
Entre as entidades representadas no CMDM estão associações femininas, movimentos de mulheres negras, organizações indígenas, coletivos LGBTQIA+, sindicatos, universidades e instituições de apoio a pessoas com deficiência. A lista completa das conselheiras titulares e suplentes pode ser consultada junto à Prefeitura de Londrina.
Fonte: blog.londrina.pr.gov.br










