O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá decidir sobre a validade do resultado da eleição suplementar para governador de Roraima, realizada no último domingo (21). Arthur Henrique (PL) e seu vice, subtenente Velton, receberam 160.004 votos, representando 60,87% dos votos válidos.
Apesar do anúncio do resultado, a confirmação da vitória depende de análise do TSE sobre o indeferimento do registro de candidatura de Arthur Henrique e Velton, determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). O indeferimento ocorreu devido ao descumprimento do prazo legal de desincompatibilização, que exige afastamento do cargo público para concorrer à eleição.
Arthur Henrique, que era prefeito de Boa Vista, afastou-se do cargo para disputar o pleito após a cassação do então governador Antonio Denarium (Republicanos) e de seu vice Edilson Damião (União). O TRE-RR estabeleceu um prazo de 24 horas para desincompatibilização, mas o Supremo Tribunal Federal considerou esse prazo inadequado, pois a Lei Complementar 64/1990 prevê ao menos três meses.
Outros candidatos na disputa foram Soldado Sampaio e Tayla Peres (Republicanos), que receberam 93.897 votos válidos (35,72%), e a chapa de Nelita Frank (PT) e Bartô Macuxi (PSol), que obteve 8.948 votos (3,40%).
A decisão final do TSE será determinante para homologar ou não o resultado da eleição suplementar em Roraima.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br










