Home / Paraná / Trabalhador sem registro na carteira tem direitos garantidos mesmo após regularização

Trabalhador sem registro na carteira tem direitos garantidos mesmo após regularização

Muitos trabalhadores acabam sendo contratados sem registro imediato na Carteira de Trabalho. Mesmo que a empresa regularize a situação meses depois, o período anterior não é perdido e pode ser reconhecido judicialmente como tempo de serviço.

Pela legislação, o vínculo empregatício existe quando há prestação de serviços por pessoa física, pessoalidade, recebimento de salário, habitualidade e subordinação ao empregador. Assim, mesmo sem carteira assinada, é possível requerer direitos referentes ao tempo trabalhado.

Entre os direitos que podem ser cobrados estão o FGTS, férias proporcionais acrescidas de 1/3, 13º salário proporcional, aviso-prévio, horas extras, descanso semanal remunerado e recolhimentos previdenciários. Além disso, o tempo reconhecido conta para fins de INSS.

Para comprovar o vínculo, o trabalhador pode apresentar conversas em aplicativos, e-mails, fotos no ambiente de trabalho, uso de uniforme, comprovantes de pagamento, registros de acesso, testemunhas e documentos internos da empresa.

O registro tardio é considerado irregularidade trabalhista. A empresa pode ser multada, conforme previsto na CLT, e o trabalhador mantém o direito de buscar o reconhecimento do período não registrado.

Mesmo após a regularização, o empregado pode reivindicar as verbas trabalhistas referentes ao tempo anterior sem registro. A ação deve ser ajuizada dentro dos prazos legais, normalmente até cinco anos após o término do contrato.

Portanto, trabalhar sem registro não significa perder direitos. É importante analisar a situação e buscar orientação para garantir o recebimento de todos os valores devidos.

Fonte: portalcambe.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *