Home / Política / Julho Dourado reforça cuidados com pets e combate aos maus-tratos no Paraná

Julho Dourado reforça cuidados com pets e combate aos maus-tratos no Paraná

No Paraná, o mês de julho é marcado pela campanha Julho Dourado, instituída pela Lei Estadual nº 19.472/2018. A iniciativa tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar dos animais, além de conscientizar sobre a prevenção de zoonoses, o combate ao abandono e a importância da guarda responsável.

A campanha inclui ações educativas, envio de ofícios a prefeituras e a possibilidade de iluminar prédios públicos com a cor dourada. O deputado estadual Cobra Repórter, autor da lei, destaca a necessidade de unir esforços entre governo, prefeituras, entidades de proteção animal e sociedade para ampliar a conscientização por meio de eventos e divulgação nos meios de comunicação.

O crescimento da população de animais de estimação é uma realidade no Brasil e no Paraná. Segundo dados da Abinpet e do Instituto Pet Brasil, o país possui mais de 160 milhões de pets, sendo o terceiro maior do mundo. No Paraná, estima-se que existam entre 7,8 e 8 milhões de animais, com cães e gatos somando quase 6 milhões. Em Curitiba, cerca de 60% dos lares têm ao menos um cão, e 18% possuem um gato.

Com o aumento do número de pets, cresce também a necessidade de responsabilidade dos tutores. O abandono e os maus-tratos ainda são desafios. Estima-se que 30 milhões de animais estejam em situação de rua no Brasil, sendo 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. No Paraná, denúncias de abandono, falta de cuidados e agressões são frequentes, e a participação da população é fundamental para combater esses crimes.

Entre as ações de destaque está o programa CastraPet Paraná, que oferece castração gratuita de cães e gatos para controle populacional e prevenção de doenças. Desde 2020, mais de 150 mil animais já foram castrados em 392 municípios, com investimentos estaduais que ultrapassam R$ 45 milhões. O programa também incentiva a vacinação, vermifugação e acompanhamento veterinário.

Outro avanço foi a criação da Semana Estadual de Conscientização e Prevenção de Doenças em Animais Idosos, realizada na primeira semana de julho. A medida incentiva cuidados específicos e a adoção de pets mais velhos, buscando garantir qualidade de vida a esses animais.

Além disso, o deputado Cobra Repórter propôs projetos para construção de hospitais veterinários regionais, delegacias especializadas em crimes contra animais, distribuição de ração para famílias de baixa renda, oferta gratuita de odontologia veterinária e telemedicina, além da proibição de manter animais permanentemente acorrentados.

Essas ações reforçam o compromisso do Paraná com a proteção animal, o combate aos maus-tratos e o fortalecimento de políticas públicas para garantir o bem-estar dos pets em todo o Estado.

Fonte: www.cobrareporter.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *