O município de Pinhalão passa a integrar oficialmente a Rota do Rosário, um dos principais roteiros de turismo religioso do Paraná. A inclusão foi proposta pelo deputado estadual Cobra Repórter (PSD) por meio de um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa, que altera a Lei Estadual nº 22.697/2025.
Com a mudança, Pinhalão será reconhecido como parte do roteiro turístico-religioso das regiões do Norte Pioneiro e Campos Gerais. O Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia, recentemente inaugurado no município, também será um dos pontos de visitação da rota.
A Rota do Rosário, criada em 2008, conecta atualmente 17 santuários em 14 cidades do Paraná, abrangendo mais de 650 quilômetros. O percurso, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, recebe anualmente mais de um milhão de visitantes, entre peregrinos e turistas.
O objetivo da proposta é fortalecer o turismo religioso e valorizar a tradição de fé em Pinhalão. Segundo Cobra Repórter, a instalação do Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia consolidou o município como referência para celebrações e peregrinações religiosas na região.
A expectativa é que a inclusão de Pinhalão na Rota do Rosário amplie a integração entre as cidades participantes, incentive o turismo regional e contribua para o desenvolvimento econômico local, além de preservar o patrimônio cultural paranaense.
Fonte: www.cobrareporter.com.br










