Um novo olhar: Rolandenses estão em exposição que celebra a Síndrome de Down

    A exposição “Um novo olhar” está, durante todo o mês de março, no Centro Cultural do Boulevard Londrina Shopping e busca chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão social das crianças com Síndrome de Down. A fotógrafa Rosângela Oliveira traz 25 imagens em tamanho ampliado de crianças com Down e suas famílias. Três dessas crianças são rolandenses: André Carlos de Araújo Moreira Soares, Laura Secco Antunes e Gabriela Mungo Jacques. 
    As fotos foram tiradas no Campus Universitário da UEL, Jardim Botânico e Campo de Girassol. “Queremos que a sociedade perceba o quanto as crianças são lindas e a importância da inclusão, ao mesmo tempo em que desejamos conscientizar as pessoas sobre direitos igualitários e sobre a conquista do bem-estar das pessoas com Down na sociedade”, afirmou a fotógrafa Rosângela, idealizadora do evento, que está em seu terceiro ano consecutivo.
    O período da exposição, de 1º a 31 de março, perpassa a data em que se comemora do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março. Esse dia foi uma escolha da Down Syndrome Internacional e faz alusão à presença de 03 cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células do corpo humano com Down. A data integra o calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorada pelos 193 países-membros da ONU.
    A fotógrafa revelou ao Jornal de Rolândia que foram fotografadas 13 crianças e suas famílias. “São crianças das cidades de Londrina e Rolândia”, afirmou Rosângela, que tem uma filha especial também.
    Juliana Mungo, mãe da modelo Gabriela, destacou que é muito importante que a população rolandense prestigie a exposição. “Além de ser diferente por serem crianças especiais, também é uma coisa que está abrangendo nosso município”, afirmou.