Sebastião Feltrin prioriza a leitura em seus projetos de 2019: Sacola Itinerante, Viajando na Leitura e Hora do Conto

A Escola Municipal Professor Sebastião Feltrin, de Rolândia, mostrou aos pais e responsáveis o seu projeto “Viajando pelo Mundo da Leitura”, que engloba A Sacola Itinerante (em sua 8ª edição), Viajando na Leitura e Hora do Conto. O lançamento do projeto foi realizado na noite de quarta-feira (27) no próprio estabelecimento escolar e foi precedido por uma contação de história. O projeto busca desenvolver o hábito da leitura no aluno e em sua família para os mais variados tipos de textos, além de incentivar a atividade nos alunos mais novo.

A pedagoga Silvana Ciola Festi foi uma das responsáveis por explicar as três atividades para os presentes, mostrando o material que será utilizado. A Sacola Itinerante, projeto em parceria com as Bibliotecas Municipais e que tem o apoio do JR, está em sua 8ª edição e começa nesta semana. Na Sacola vão gibis, livros e um exemplar atual do Jornal de Rolândia. “Leitura com a participação de toda a família. Um momento de interação social”, ressaltou a pedagoga.

Já o “Viajando na Leitura” visa manifestar interesse, iniciativa e autonomia para se apropriar de todos os tipos de textos, seja em parlendas, textos informativos, contos de fadas, poesias, lendas, jornais. “O aluno irá ilustrar, sintetizar e reproduzir os textos lidos ou ouvidos para valorizar a leitura como fonte de cultura e entretenimento”, afirmou Silvana. Nesse projeto, cada série terá atividades específicas: os alunos da Educação Infantil 5 o Portifólio Literário com idas semanais à biblioteca; o 1º ano terá o Pote de Leitura; os alunos do 2º ano terão o Caderno de Leitura e os estudantes do 3º, 4º e 5º anos preencherão o Passaporte do Leitor com os dados ao livro lido com sua família ou em sala de aula.

Por fim, a Hora do Conto também quer motivar nos alunos o gosto pela leitura, valorizando-a com fonte de cultura e conhecimento. Essa Hora do Conto será sempre às sextas, às 10h30, momento em que TODOS os professores lerão uma história para os estudantes. Depois, debate oral e recontagem da história pelos alunos e alunas – um cartaz será feito na sala com os dados do livro.

A Escola Municipal Professor Sebastião Feltrin está localizada na rua Tapajós 540, na Vila Oliveira, em Rolândia. O estabelecimento escolar atende a cerca de 350 alunos e alunas em período integral.