PANCs: passeio na Marabu agradou a todos

Organizado pela Roça Ecosustentáveis, evento ensinou sobre as plantas alimentícias não convencionais

O 1º Passeio PANCs – Experiência na Chácara Marabu, realizado pela Roça Ecosustentáveis neste domingo (17), reuniu quase 40 pessoas na chácara de Rolândia – PANCs são as plantas alimentícias não convencionais. “Foram umas 35 pessoas, que puderam conhecer mais sobre as PANCs”, revelou Cíntia Sevaux, uma das organizadoras do passeio.

Depois de se reunirem na praça da Igreja Matriz São José, os participantes foram até a Marabu. “Lá, o Adrian Saegesser (da Marabu) tinha colocado as plantas em uma mesa, mas sem identificação. As pessoas tinham que tentar saber quais eram as plantas”, afirmou Cíntia. Depois dessa “brincadeira”, Adrian explicou sobre cada uma delas.

As Pancs
Adrian Saegesser falou sobre Pimenta Rosa, Seriguela, Jasmim-Manga, Carqueija, Yacon, Assa-peixe, Beijinho, Begônia, Ora Pro Nobis, Taioba, as folhas da Batata Doce, Jaracatiá, Flor de Bananeira, Trevo, Tanchagem, Maria-Gorda e Urtiga.

    Logo depois, foi realizada uma pequena caminhada pela chácara “para dar fome” e um super café da tarde foi servido. “Tudo com um bate-papo que nem a chuva atrapalhou. Estávamos tão entretidos e empolgados que nos esquecemos até de fazer a feirinha”, relembra Cíntia.

    Apenas para lembrar: a Feira com os produtos da Roça Ecosustentáveis acontece todas as quintas-feiras, no início da noite, na praça da Igreja Matriz São José. “São produtos orgânicos, com selo ou não, mas tudo cultivado sem o uso de agrotóxicos”, ressaltou Cíntia Sevaux.