Luterana: templo completou 70 anos

Luterana: templo completou 70 anos

    Na quarta-feira (04), a Comunidade Luterana comemorou os 70 anos de construção de seu Templo em Rolândia. Para celebrar data, foi realizado um Culto de Ação de Graças pelas sete décadas do templo, que fica na Avenida Tiradentes, 1153. O templo foi inaugurado exatamente em 4 de setembro de 1949, três anos após o início da construção.

    Segundo o pastor da Luterana, Renato Francisco Pagung, que está desde 2016 na função, a celebração recordou a história do templo e também mostrou imagens da construção. Ao final do culto, houve uma mesa compartilhada e cada participante da celebração levou um alimento para partilhar com os demais. Atualmente, a Comunidade Luterana conta com 120 famílias, o equivalente a 450 pessoas. 

    História do templo
    A Igreja Luterana foi a segunda Igreja Evangélica de Rolândia – a primeira foi a Metodista (hoje Cristianismo Decidido). Nos anos de 1933/1934, o pastor Heinrich Wrede visitou a colônia Heimtal, que pertence hoje a Londrina, no entanto, estava distante da colônia Roland que tinha muitas famílias vindas da Alemanha e também de outras regiões do Brasil e São Paulo.

    A comunidade solicitou o envio de um obreiro específico para atender os muitos luteranos que chegaram à cidade. O pastor Theo Rogowsky estabeleceu-se em Londrina e passou a atender as famílias. Um ano depois, persuadido pelo atendimento do Sínodo Evangélico-Luterano, foi enviado à Santa Catarina.

    Em janeiro de 1936, o P. Hans Zischler foi encarregado de assistir as famílias e apresentar-se à colônia de Erich Koch Weser, depois, foi eleito como seu Pastor. O dia 29 de março de 1936 é considerado a data de fundação da comunidade.

   Inicialmente os cultos eram realizados nas casas dos membros. De 1939 a 1948, foram realizados na casa pastoral, que aos poucos se tornava apertada demais para tantas pessoas. Somente em 27 de outubro de 1946 foi lançada a pedra fundamental da igreja, que demorou três anos para ser construída. 

    Em 4 de setembro de 1949 foi inaugurado o templo. Feito em tijolos, mas com vários detalhes em madeira em seu interior, o projeto foi trazido da Alemanha e a própria comunidade foi responsável pela construção, feita em mutirão e doação de materiais e mão de obra.

    No ano de 1953, a comunidade adquiriu três sinos, de tamanhos diferentes com as inscrições: Fé (Glaube); Esperança (Hoffnung); Amor (Liebe), que tocam até hoje nos cultos e eventos realizados. O templo da Comunidade é um autêntico marco da cultura e construção germânica na cidade. Seu telhado e sinos são orgulho para todos os rolandenses.

    A Igreja Evangélica Luterana além de suas atividades eclesiásticas e confissão de fé, é também conhecida pelas diversas atividades e eventos que realiza durante o ano. Todos são organizados e realizados pelos próprios membros que produzem as delícias servidas e apreciadas pelos moradores da cidade e região. Os eventos incluem uma gastronomia especial e deliciosa, bem como ações culturais com apresentação de grupos folclóricos, música, artesanato e etc. O próximo é o seu Café Colonial, nos dias 21 e 22 de setembro.

Fonte: Jornal de Rolândia