Redes Sociais

Imagem de: Rafael Back

Empreendedorismo e Gestão

Indicações de leitura e motivação

postado em 01/09/2017 09:50:52

Não tenho dúvidas que uma excelente leitura relacionada a empreendedorismo, liderança, ou, uma boa biografia de alguém que construiu algo grande para si e melhor ainda se para a sociedade, é muito mais cativante e motivador do que uma semana de “palestras motivacionais”.

Sinceramente, nunca fui muito fã dessas convenções para equipes vendas, ou até mesmo de outros departamentos, em busca de “motivar” seu funcionário.

Primeiro, acho que ninguém motiva ninguém. Ou melhor, até motiva, mas por um dia, dois, uma semana no máximo. Se a pessoa não se auto motivar, ou seja, se ela não tiver foco, coragem, acreditar nela e se “levantar” quando necessário, não será uma convenção ou um palestrante que o fará isso por você.

Entendam que vencer, seja, profissionalmente ou pessoalmente, antes de tudo depende de si mesmo. Uma pessoa sem esse “amadurecimento” em entender que o primeiro passo é sempre dele próprio, dificilmente sairá da zona de conforto e vencerá.

Então, é ótimo que existam pessoas que, profissionalmente motivem seus semelhantes. Mas, não se torne “dependente” do próximo para se motivar. Não atribua uma atitude sua ao próximo. Não use essa muleta e não se engane. Faça acontecer! Um fumante não para de fumar se ele não quiser. Mais ou menos isso.

Dada a minha opinião sobre motivação, cito abaixo, alguns livros que sim, nos enchem de esperança e nos empolgam muito. Isso ocorre pois são histórias reais e inspiradoras, que nos mostram pessoas comuns vencendo em suas pequenas e grande derrotas em sua jornada diária.

Entendam mais uma vez que: Não existem super heróis.

Não existe empresa que nasce com a certeza de prosperar.

Existe sim, muito suor, métodos, trabalho duro, coragem, disciplina e insistência.

Esses livros abaixo, são um baita exemplo de todas essas qualidades citadas.

1. Sonho Grande.

Esse livro conta a história de três caras com habilidades diferentes, porém todos com um sonho grande em comum. Além de muito trabalho e um estilo muito marcante de administrar negócios, espalhando pelo mundo a verdadeira cultura de resultados e meritocracia. Sou fã desse estilo de administrar, qual considero o mais próximo do justo. Brinco com amigos que indico a leitura que os caras compraram o EUA, pois hoje são donos, nada mais, nada menos que da cerveja que eram deles(Budweiser), do ketchup(Heinz) e do hambúrguer(Burguer King). E tenham certeza, não para por ai.

 

 

 

 

2. Fazendo o que importa.

Relata métodos de um líder que é totalmente adepto da Gestão sem frescura. Cita métodos de como gerir equipes ou empresas dando importância ao que realmente traz resultados. Um manual de como administrar equipes e negócios.

 

 

 

 

 

 

 

3. Vai que dá!

Iniciativa da Endeavor(excelente organização mundial de fomento ao empreendedorismo). Mostra 10 história de empreendedores que vem realizando seu sonho grande, criando negócios de alto impacto na sociedade. Um dos meus livros favoritos.

 

 

 

 

 

 

 

4. Guga: Um brasileiro.

Sou um apaixonado por atividades físicas e uma delas é o tênis. Não poderia deixar de indicar o livro desse excelente atleta que representou e representa agora fora das quadras, muito bem seu país e a garra que alguém que quer vencer, precisa. É um exemplo, atrás do outro. Após ler esse livro, não tem como dar desculpa. Tem que acordar pra vida e fazer acontecer. Muito bom mesmo.

 

 

 

 

 

5. Vidas corridas.

Um livro de leitura leve, gostosa, pois nos mostra como é possível, com muita disciplina e vontade, arregaçar as mangas no trabalho e ainda cuidar da mente, do corpo. Enfim. De si mesmo. Não tem tempo ruim para esses profissionais que dividem conosco um pouco do seu dia-dia e o que os tornou tão bem sucedidos. O dia deles até parece que tem 48 horas, mas leiam e comprovem. Não tem. Eles apenas preferem fazer do que reclamar!

 

 

 

 

 

Poderia citar diversos outros excelentes livros. Mas guardo para próximos posts.

Espero que gostem. E se lerem algum, comente aqui ou me envie um e-mail sobre o que acharam.

 

Rafael Back é especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, atua com Gestão e liderança de equipes. Nas horas vagas é competidor nato e apaixonado por atividades físicas. Quer trocar idéia sobre negócios ou marcar uma partida de tênis, escreva para: [email protected]

« Voltar

Anteriores