Redes Sociais

Imagem de: Rafael Back

Empreendedorismo e Gestão

Cultura de resultados e entender de pessoas. Dicas para espalhar a cultura de resultados em sua empresa

postado em 29/09/2017 14:57:50

A primeira consideração a ser feita quando se pensa em cultura de resultados é ter certeza que o evangelizador ou líder, dessa cultura, tem que entender de pessoas. Isso é fundamental.

Ninguém atrai pessoas, talentos, ou engaja um time, sem entender de pessoas.

Dito isso, listo abaixo 4 práticas para iniciar uma cultura de resultados em seu ambiente profissional.

• Tenha claro os objetivos e o porque de espalhar essa cultura para seu time/empresa.

Quanto mais o objetivo for claro e rico de detalhes, melhor.

Ex. Quero conquistar 10 novos clientes de tal segmento, em tal tempo, em tal região com tal margem de lucro.

É impossível um time ser engajado se não se tem claro os objetivos do líder ou empresa em questão. O desafio em encantar seus colaboradores só se dará se você como líder, tenha certeza de onde quer chegar e porque quer chegar.

Sem essa certeza, você não tem atitude. E sem atitude você não convence ninguém, não encanta ninguém.

Como você irá fazer é muito importante também. Não existe uma receita, então é fundamental impor a sua cultura de resultados e ir testando suas idéias e planos sem medo. Mas não confunda sua cultura e ou sua idéia com seu método único. Seja flexível e aceite sugestões.

• Entenda de pessoas(acredito ser a mais importante)

Não adianta ser Doutor em Harvard se você não souber lidar com pessoas.

Em resumo, você pode ter todos os cursos, ler todos os livros, ser um expert em planilhas, sistemas,.Enfim. Com tudo isso, você será no máximo, bom no que faz.

Para encantar as pessoas e fazê-las comprar sua idéia, seu sonho, tem que entdendê-las primeiro. E isso, não é tarefa fácil.

Uma dica que dou é: Se coloque sempre na posição do próximo. Mas faça isso de coração e da forma mais sincera e verdadeira possível. Se não for assim, não funciona. Se preciso trabalhe junto da pessoa, na função dela por um período. Ex: Se é o profissional responsável pela contagem de estoque, ajude-o a contar o estoque. Simples assim.

• Delegue atividades e tarefas.

É muito comum, quando dominamos um assunto ou vivenciamos esse assunto ou atividade por muito tempo, que deixemos de delegar tarefas para pessoas que podem fazer melhor que nós, imaginando que somos os mais aptos a resolve-las.

Mas se quer implantar uma cultura de resultados, é fundamental dividir os desafios e metas, para que todos possam contribuir.

Confie, delegue e de autonomia, você se surpreenderá e ao final, entenderá o porque de delegar e confiar.

• Nunca abra mão do “nós”.

Não fazemos nada sozinhos. Aliás, não CONQUISTAMOS nada sozinho.

O nós, vem de casa, da nossa família, dos nossos amigos e deve ser levado a nossa vida profissional. Temos que fazer as coisas por todos e nunca, somente para si.

Quando se pensa no NÓS tudo fica mais fácil e a chance de ser bem sucedido aumenta consideravelmente. Faça por você, mas faça também pelo seu filho, pelo seu amigo, pelo seu colega de trabalho e por quem mais quer que seja importante em seu círculo.

Mas reforço: Sempre se lembre do nós. Antes, durante e ao término da jornada.

Falando em término de jornada, não esqueça de comemorar um objetivo alcançado. Claro, sempre em equipe.

É importante ter esse momento de descontração e de saborear a conquista, para manter acesa a chama de alcançar resultados.

 

« Voltar

Anteriores