Home / Política / Lula entrega novos aparelhos de radioterapia e amplia tratamento contra o câncer em São Paulo

Lula entrega novos aparelhos de radioterapia e amplia tratamento contra o câncer em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (23) da entrega de um moderno aparelho de radioterapia no Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo. O equipamento, um acelerador linear, é considerado um dos mais avançados para o tratamento de câncer e faz parte de um pacote de 105 aparelhos adquiridos nos últimos três anos para hospitais de todo o país.

Com a chegada do novo acelerador, o Hospital Santa Marcelina estima um aumento de 30% na capacidade de atendimento a pacientes oncológicos. Além disso, o tempo para início do tratamento deve ser reduzido de 45 para 10 dias, beneficiando especialmente moradores da região leste da capital paulista.

Durante a cerimônia, Lula destacou a importância de garantir acesso a tratamentos de qualidade para toda a população. O presidente também mencionou programas como o Aqui Tem Mais Especialistas, que leva atendimento médico e odontológico gratuito para comunidades por meio de unidades móveis.

O hospital firmou novos convênios com o Ministério da Saúde e receberá R$ 166,7 milhões, valor destinado principalmente ao atendimento de pacientes com câncer. Além disso, o Santa Marcelina foi reconhecido como Hospital de Ensino Nível 1, reforçando seu papel na formação de profissionais da saúde.

No mesmo evento, foram entregues aceleradores lineares em Fortaleza (CE) e Sinop (MT). Em Sinop, o Hospital Santo Antônio passa a integrar a estratégia nacional de descentralização da radioterapia, ampliando o acesso a tratamentos e reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para grandes centros urbanos.

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba, em Fortaleza, também recebeu um novo equipamento, fortalecendo sua atuação como referência estadual em diagnóstico e tratamento oncológico. Desde 2023, o governo federal contratou 155 aceleradores lineares, com previsão de entrega de 70 até 2026, dos quais 44 já foram inaugurados.

Além dos aceleradores, foi assinada a compra de 20 tomógrafos para hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando ainda mais a capacidade de diagnóstico e tratamento em todo o Brasil.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *