Redes Sociais

Vacinação contra a gripe 2017

Gripe Hospital São Rafael Rolândia

Tire suas dúvidas

Quando o assunto é vacinação muitas dúvidas acabam surgindo. Uma em especial, a vacina contra a gripe, também geram perguntas que nem todos sabem responder. A enfermeira infectologista do Hospital São Rafael, Ana Carolina Guimarães, respondeu algumas questões sobre o tema:

A vacina causa algum efeito colateral?

Igualmente como outras imunizações, a vacina contra a gripe pode gerar leves implicações. Segundo a enfermeira, os efeitos se relacionam a dor no local da injeção, febre, mal estar e dores pelo corpo. Estes sintomas podem surgir em um período de seis a doze horas, após a vacinação, e até persistirem por dois dias.

Pessoas que estão com gripe, podem se vacinar?

Segunda e enfermeira, pessoas que estejam com uma leve gripe, sem quadro febril ou pneumonia, podem se vacinar. A imunização só não é indica para pessoas que tenham reação alérgica (em especial ovo).

Qual é a diferença do resfriado comum e da síndrome gripal?

O resfriado comum é uma infecção viral que apresenta sintomas como, congestão nasal, secreção nasal, tosse e rouquidão. A febre é menos comum e, quando presente, é de baixa intensidade. Já a síndrome gripal, vem acompanhada de febre alta, fortes dores no corpo, coriza mais grossa, etc. Em geral, pessoas que estão com síndrome gripal ficam mais fracas, e apresentam maior cansaço, mesmo diante de pouco esforço físico. A enfermeira também ressalta que a vacina contra gripe, não é direcionada e nem tem relação com a síndrome gripal comum. A vacinação contra gripe é aplicada para o combate de vírus mais graves, como exemplo: H1N1 e H5N9.

Quem precisa se vacinar?

Fazem parte do público-alvo pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), entre outros.

Onde se vacinar?

Segundo a enfermeira, em Rolândia as vacinas estão sendo fornecidas nas Unidades Básicas de Saúde. Conforme informações repassadas pela Secretária de Saúde do município, a campanha de vacinação contra a gripe de 2017, já era para ter sido encerrada na última semana, entretanto, um grupo prioritário em especifico ainda não teve a meta de 90% atingida, sendo o público-alvo das crianças. Com isso, as vacinas contra a gripe ainda estão sendo disponibilizadas em todos os postos de saúde da cidade, para as pessoas que queiram realizar a imunização. É importante ressaltar que cada unidade de saúde possui um período especifico para a aplicação das vacinas, por isso, é orientado que as pessoas se informem primeiro no posto mais próximo a residência, sobre o horário disponível.

fonte:

Portal Rolândia

« Voltar Gripe Hospital São Rafael Rolândia
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Compartilhe Instagram

Notícias Relacionadas