Redes Sociais

Os primeiros cuidados com o recém-nascido

Imagem de: Os primeiros cuidados com o recém-nascido

Após o nascimento do bebê alguns cuidados imediatos são feitos pela equipe da maternidade. A enfermeira obstétrica, Mariana Aparecida Brussolo, 32 anos e a técnica de enfermagem, Lucimara Ribeiro Romão, 42 anos, explicaram alguns dos procedimentos realizados, momentos após ao nascimento da criança. Segundo as profissionais, após nascer, o bebê é colocado em um berço aquecido.

Em geral, são os pais que conseguem acompanhar os processos de medições do recém-nascido, uma vez que a mãe está recebendo os cuidados do pós-parto. Conforme explicado pelas enfermeiras os cuidados imediatos são:

  • Medir o Perímetro Cefálico (PC) e Perímetro Torácico (PT): O perímetro cefálico ou perímetro craniano é a medida do contorno da cabeça na sua parte maior. Mede-se utilizando uma fita métrica, que deve se situar sobre as orelhas e acima das sobrancelhas. Um bebê recém-nascido tem um contorno craniano de aproximadamente uns 35 cm. Tal contorno, o perímetro, tem ao nascer a mesma medida que o contorno torácico, ainda que não se pode descartar a possibilidade de que, em alguns casos, o perímetro craniano seja maior do que o torácico. O Perímetro Torácico é medido com a criança deitada e a fita métrica permanece ao nível dos mamilos.
  • Medir o tamanho e o peso do recém-nascido: Uma das principais perguntas que se faz aos pais de um recém-nascido, é relacionado ao peso e tamanho. O peso normal de um recém-nascido está entre 2.500g e os 3.800-4.000g, segundo a idade gestacional. Segundo a enfermeira obstétrica, para medir o tamanho do bebê, é utilizada uma régua especifica para tal função.
  • Vacinas: A primeira vacina aplicada no recém-nascido, é a de hepatite B. Essa imunização tem o poder de proteger a criança contra o sub-tipo de hepatite, sendo ela, a B. A segunda é a Kanakion. Essa vacina possui a vitamina K, tal vitamina é necessária para a normal coagulação do sangue. Nos recém-nascidos, a sua carência manifesta-se mediante a doença hemorrágica do recém-nascido normalmente, entre o primeiro e o sétimo dia após o nascimento.
  • Banho e higienização do coto umbilical: Após darem o primeiro banho no recém-nascido, as enfermeiras também orientam sobre o cuidado com o coto umbilical. Segundo a enfermeira Mariana, o coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda.

Após estes cuidados o recém-nascido é levado novamente a mãe, para iniciar o processo de amamentação. As enfermeiras explicam que além do trabalho delas, há sempre um pediatra que acompanha a mãe o bebê durante o tempo de internação, para examina-los e atender as necessidades de cada um deles.

Depois do período no hospital, e de todos os procedimentos feitos ao recém-nascido e a puérpera, as enfermeiras repassam os cuidados que devem ser fornecidos a criança, no ambiente doméstico. Além do coto umbilical, e enfermeira também explica a importância do banho de sol. “Nós orientamos aos pais, a fazerem o banho de sol durante uma semana, sempre aproveitando o sol da manhã e da tarde. O banho de sol é essencial para ativar a vitamina D, recebida pelo leite materno, no corpo da criança”. A amamentação também entra na lista do que é essencial ao recém-nascido. Em especial para as mães de primeira viagem, é importante sempre tirar todas as dúvidas que surgirem, com profissionais ou pessoas que realmente intendam sobre o momento delicado no qual vive o recém-nascido, e a puérpera.

 

fonte:

Portal Rolândia

« Voltar Imagem de: Os primeiros cuidados com o recém-nascido
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Compartilhe Instagram

Notícias Relacionadas