Redes Sociais

Médico do Hospital São Rafael faz orientações a respeito da glândula tireoide

Tiriode

A tireoide é uma glândula, em forma de borboleta, situada no pescoço, localizada logo abaixo do que popularmente chamamos “gogó”. A tireoide produz hormônios, a tiroxina e a triodotironina, capazes de influenciar todas as células do organismo. Esses hormônios são fundamentais para o bom funcionamento de órgãos importantes, como coração, cérebro, fígado, rins e pele.

O médico Dr. Guilherme Martins atua no Hospital São Rafael e explicou um pouco a respeito do Hipotireoidismo, e do Hipertireoidismo.

O que é Hipotireoidismo?

O Hipotireoidismo ocorre quando a tiroide não é capaz de suprir a quantidade suficiente de hormônios tiroideanos, fazendo com que tudo funcione mais lentamente. O profissional também esclarece que este fator “é mais comum em mulheres acima dos 40 anos”. Entre os sintomas do hipotireoidismo pode-se citar: cansaço, rosto e olhos inchados, perda de cabelo, intolerância ao frio, entre outros sintomas.

E o que é Hipertireoidismo?

O excesso do hormônio da tireoide leva o organismo a funcionar mais acelerado e de forma exagerada, e com isso ocorre o Hipertireoidismo. Entre sintomas a pessoa com Hipertireoidismo pode sentir: irritabilidade ou nervosismo excessivo, fraqueza muscular causando dificuldade de subir escadas, calor excessivo, aumento da glândula tireoide, insônia, entre outros sinais. Para ambas situações o diagnóstico pode ser feito por meio de exames de sangue chamados TSH e T4, realizados em laboratórios de análises clínicas.

A Tireoide e os nódulos

Dr Guilherme

O Dr. Guilherme Martins também comentou a respeito dos nódulos que podem surgir na tireoide. Estes nódulos nem sempre são malignos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a estimativa é de que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida, mas em apenas 5% deste levantamento, são considerados casos cancerígenos. O médico também orienta que quanto antes um nódulo for descoberto, mais simples será o tratamento. Por isso ele ressalta a importância quanto aos cuidados que as pessoas precisam ter, em relação a esta glândula, realizando os exames de rotina. Lembrando que e ao perceber algum sintoma de imediato procurar um médico.

fonte:

Portal Rolândia

« Voltar Tiriode
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Compartilhe Instagram

Notícias Relacionadas