Redes Sociais

Dia Mundial Sem Tabaco

Imagem de: Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 1987 como um alerta sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Ainda conforme a OMS esta epidemia de tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde pública que o mundo já enfrentou. Pesquisas mostram que os produtos de tabaco são altamente letais, pois matam 2 em cada 3 de seus consumidores e afetam também, a saúde de pessoas que não fumam, mas são obrigadas a inalar a fumaça de produtos de tabaco de terceiros que poluem ambientes internos (fumantes passivos).

O Dr. Guilherme Martins que trabalha como clinico geral no Hospital São Rafael, afirma que apesar dos grandes números de tabagistas, é importante fazer um comparado com anos atrás, quando a droga era um elemento popular. “O tabaco, em especial o cigarro, era visto em propagandas de TV, séries e novelas. Era um item da moda. Felizmente isso mudou” afirma. Ele também explica que a melhor maneira de evitar ser um fumante é resistindo, e não fazer o famoso “só experimentar”.

Métodos para parar fumar, funcionam?

O médico também conta algumas dicas que servem para aqueles que estão sofrendo e lutando para controlar o vício. Frequentar um grupo de pessoas que estão passando pelo mesmo problema, é extremamente importante e provavelmente deixará este momento tão complicado, um pouco mais leve. Alguns métodos básicos que auxiliam neste objetivo podem ser os seguintes: beber água quando os desejos começarem, utilizar métodos de distração, lembrar que o desejo é de curta duração e respirar profunda e lentamente. Além disso, também existem medicamentos, que requerem acompanhamento médico e indicação de um profissional. O médico ressalta que um método só será eficaz, quando a pessoa não desistir, e se esforçar ao máximo para superar o vício.

O grande mal causado pelo tabaco

É importante sempre relembrar o mal que o tabaco causa e que acaba refletindo em diversas áreas da vida. O Dr. Guilherme afirma que o uso intenso e constante de cigarros pode resultar em câncer de pulmão, além de câncer em regiões do corpo que entram em contato direto com a fumaça como garganta, língua, laringe e esôfago. Em adultos, o fumo passivo causa doenças cardiovasculares e respiratórias graves, incluindo doenças coronarianas e câncer de pulmão.

A campanha de 2017

Neste ano o tema da campanha do Dia Mundial sem Tabaco é: uma ameaça ao desenvolvimento. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Instituto Nacional de Câncer - INCA. Segundo a OMS, além dos danos à saúde pública, a produção e o consumo de produtos do tabaco geram importantes impactos socioambientais pouco conhecidos pela população, como o uso de lenha para aquecer as estufas que secam as folhas de tabaco que serão utilizadas na fabricação de cigarros, o que leva ao desmatamento e ao desequilíbrio da biodiversidade em tempos de severas mudanças climáticas.

fonte:

Portal Rolândia

« Voltar Imagem de: Dia Mundial Sem Tabaco
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Compartilhe Instagram

Notícias Relacionadas