Redes Sociais

Alimento feito com amor

Da esquerda para direita: Sueli Alencar, Arlete Suelen e Adriana Florindo. Todas da equipe da cozinha. Foto: Assessoria de Comunicação

A cozinha do Hospital São Rafael, é o local onde ocorre a preparação dos alimentos que serão servidos tanto aos pacientes, quanto aos funcionários. A Nutricionista, Melissa Feltrin, 38 anos, atua no hospital à três anos e explica que trabalha com um cardápio semanal. “Nós recebemos muitas doações, de diversos lugares. Prefiro fazer um cardápio semanal, pois desta forma, tenho mais controle dos alimentos disponíveis para cada semana”. Por dia são servidas cinco refeições no hospital: café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia. A nutricionista conta que em dias de lotação, chegam a ser servidas 80 refeições no almoço, e 80 no jantar. Isso não contando com a alimentação dos funcionários, que pode chegar a 30 pratos no almoço, e também a mesma quantidade, no jantar.

Comida de hospital não precisa ser ruim

A nutricionista confessa que tenta auxiliar as cozinheiras no preparo de uma comida bem caseira e gostosa. O sal precisa ser balanceado, mas isso não impede a utilização de temperos, para dar um sabor melhor aos alimentos. A profissional também conta que é preciso se atentar a dieta especial de alguns pacientes, principalmente diabéticos e hipertensos. “Para ter um controle das necessidades especiais de cada pessoa, eu passo todos os dias em todos os quarto, e verifico os prontuários. Deste modo consigo identificar qual paciente necessita de uma dieta diferenciada” explica. A nutricionista explica que alguns pacientes fazem o uso de várias medicações, e isso afeta muito o paladar, muitas vezes dificultando a alimentação, por isso, ela considera importante essa preocupação com o sabor da comida oferecida as pessoas.

Equipe da cozinha

Atualmente a cozinha funciona com três funcionárias na parte da manhã/tarde, e três no período tarde/noite. No período da manhã a cozinha é composta pela cozinheira, Sueli Alencar, 53 anos, que atua há quatro anos no mesmo cargo, Arlete Suelem, 29 anos, que está no setor há um ano e meio e a Adriana Florindo, 43 anos, que já trabalha na cozinha do hospital, há nove anos. A nutricionista conta que as duas equipes são muito profissionais, e conseguem dar conta de toda a demanda de refeições do hospital, e que todas trabalham com muito carinho, para servir uma comida de qualidade à todos.

O diferencial da cozinha de um hospital

Para a nutricionista, a grande diferença da cozinha de um hospital comparada às demais (indústrias, restaurantes tradicionais) está relacionada à quantidade. “O volume de alimentos da cozinha de um hospital, é bem inferior da cozinha de uma fábrica, por exemplo. Isso porque em geral, os pacientes consomem pouca comida” afirma. Ela também explica, que apesar de tentar aplicar um diferencial no cardápio semanal, o ambiente hospitalar não permite o uso de refeições pesadas, que as vezes apesar de saborosas, possuem muitas calorias. “Também levamos muito em conta o que é mais fácil para o paciente ingerir”. Sobre a limpeza e higienização, a nutricionista afirma que todos os dias o setor é cuidadosamente limpo e organizado. Dentro da cozinha também são feitas as repartições dos serviços, e cada parte do cômodo é destinado para uma finalidade.

Estoque cheio e comida feita com carinho

A profissional também afirma que atualmente o estoque de alimentos da cozinha do Hospital São Rafael é ótimo. “Houve um tempo em que sofríamos com a falta de alimentos, mas hoje recebemos muitas doações, e por isso nosso estoque sempre está cheio”, conta. Assim como todos os outros setores do hospital, a cozinha tem grande importância, tanto para os pacientes, quanto para os funcionários. Existe a preocupação com a manipulação dos alimentos e os critérios que devem ser seguidos com a dieta dos pacientes mais fragilizados. Mesmo diante destes processos, as cozinheiras e a nutricionista, trabalham ao máximo para que o resultado final seja sentindo de forma positiva no paladar de cada um.

 

 

fonte:

Portal Rolândia

« Voltar Da esquerda para direita: Sueli Alencar, Arlete Suelen e Adriana Florindo. Todas da equipe da cozinha. Foto: Assessoria de Comunicação
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Compartilhe Instagram

Notícias Relacionadas