Redes Sociais

Junio Depieri

Segurança no Trabalho

Quem chamar? Samu ou Siate?

postado em 27/08/2015 09:04:20

Diante de um acidente doméstico ou de trânsito, um desmaio, afogamento, choque elétrico, situações nas quais todos estão sujeito, é comum surgir a dúvida: para quem ligar?

Ainda que operando de forma parecida, o Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) prestam serviços de atendimento distintos conforme a natureza da ocorrência.

Atendendo pelo número 193, o Siate tem como objetivo oferecer o pré-atendimento em circunstâncias de traumas como, por exemplo: acidentes com fratura, acidentes de trânsito, domésticos e de locais de trabalho. No mês de Junho e Julho, o Siate da cidade de Rolândia atendeu, respectivamente, 72 e 57 ocorrências, e já no mês de agosto está com 65 ocorrências.

Enquanto que o Samu, acionado pelo telefone 192, fica responsável pelos atendimentos de emergências clínicas e traumas graves como, por exemplo: crises convulsivas, problemas cardiorrespiratórios, Acidente Vascular Cerebral (AVC), perda de consciência, desmaios, hemorragias, intoxicação e envenenamento. Durante o mês de Junho, o Samu de Rolândia através da unidade de suporte básico, composta por técnico em enfermagem e motorista, atenderam 228 ocorrências e, através do suporte avançado, formada por médico, enfermeiro e motorista, atenderam 66 ocorrências.

Assim, saber corretamente a quem recorrer de imediato pode ser decisivo no salvamento de uma vítima ou evitar danos maiores.

Larissa Pivetta Fernandes

Engenheira Ambiental e Engenheira de Segurança do Trabalho

www.depieriseguranca.com.br

« Voltar

Anteriores