Redes Sociais

Junio Depieri

Segurança no Trabalho

Dia 27 de Novembro - É dia dos Profissionais da Segurança.

postado em 18/11/2015 08:21:14

Estabelecido no art. 162 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o SESMT é a sigla para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Trata-se de um instrumento de gestão da segurança do trabalho formado por uma equipe multidisciplinar, no qual visa a proteção da integridade física do trabalhador, buscando evitar acidentes e doenças.

Cada profissional do SESMT tem uma função diferente e realiza importantes atividades para colaborar com a empresa e os trabalhadores que a compõe. Os profissionais que formam o SESMT são:

• Engenheiro de Segurança do Trabalho, aquele que atua na gestão de segurança e saúde ocupacional visando a redução de perdas ocasionadas por acidentes de trabalho, além de exercer outras funções

• Enfermeiro do Trabalho, quem lidera a equipe de enfermagem dando assistência aos funcionários nos hospitais, ambulatórios, ou até mesmo dentro dos setores de trabalho, além de outras funções.

• Médico do Trabalho, se trata daquele que realiza consultas, tratam os pacientes, implementam ações de prevenção de doenças, além de ajudar na prevenção de doenças que podem ocorrer no ambiente de trabalho.

• Auxiliar /Técnico de Segurança do Trabalho, quem colabora para implementação da política de saúde e segurança no trabalho, realizando auditorias, acompanhamentos, entre outras funções.

O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se ao grau de risco da atividade principal e ao número total de empregados da empresa, estabelecido conforme a NR – 4 (Norma Regulamentadora nᵒ 4).

« Voltar

Anteriores