Redes Sociais

Junio Depieri

Segurança no Trabalho

ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL

postado em 31/07/2014 15:43:15

Conforme estatísticas (2014) da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ocorrem anualmente 270 milhões de acidentes de trabalho no planeta. Resultam em morte aproximadamente 2,2 milhões dos acidentes. Conforme dados, inclusive da Previdência Social, ocorrem no Brasil cerca de 1,3 milhões de acidentes, onde os maiores causadores são o descumprimento de normas básicas de segurança e saúde do trabalho e más condições nos ambientes e processos laborais. 

Segundo o estudo da OIT, o Brasil ocupa o 4º lugar em relação ao número de mortes, com 2.503 óbitos. O país perde apenas para China (14.924) Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090).

DEFINIÇÃO CONFORME LEI 8.213/91

Acidente do Trabalho:

É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Acidente de Trajeto:

Para ser considerado acidente de trajeto o trabalhador deverá estar no trajeto normal, isto é, o caminho percorrido para ir ao trabalho habitualmente, não precisa ser o mais curto, mas sim o habitual. Caso o funcionário em um determinado dia resolva passar por outro caminho, mudando seu trajeto, seja lá por qual motivo for, e se acontecer um acidente, poderá haver descaracterização.

O Tempo normal de percurso deve ser compatível com o tempo normal de trajeto, assim, se a pessoa sair do trajeto como no exemplo acima e exceder o tempo normal ela também poderá ter o acidente descaracterizado. Resumindo, o tempo utilizado deve ser compatível com a distância percorrida.

Ainda, se o trabalhador frequenta curso ou treinamento pago pelo empregador, será considerado trajeto o caminho entre a empresa ate a escola e desta para a casa do trabalhador.

Doença Ocupacional:

É a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade.

Doença do Trabalho:

É a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.

 

DEPIERI – SEGURANÇA DO TRABALHO

CNPJ: 11.556.239/0001-69

Rolândia – Paraná

Fone: (43) 9113-9337 / (43) 9669-9819

Contatos: junio@depierisegurança.com.br / juniodepieri@hotmail.com

Responsável Legal: Junio DepieriConsultor em Segurança do Trabalho

Graduado em Administração de Empresas

Pós Graduado em Direito do Trabalho

Engenheiro Eletricista

Pós Graduando Engenharia de Segurança do Trabalho

Registro n° 6083 MTE – SRTE/PR

www.depieriseguranca.com.br

« Voltar

Anteriores