Redes Sociais

Imagem de: ID Agência Digital

Internet e Design

10 dicas para registrar seu domínio

postado em 20/05/2011 15:21:19

Registrar o domínio de sua empresa se tornou uma tarefa básica pois sua presença obrigatória na internet é questão de tempo, por isso seguem algumas dicas para que você possa fazê-lo:

1 - Se você registrar um domínio .com procure também registrar o mesmo nome com a extensão .com.br. Isso evita o erro comum dos seus visitantes em digitar o .com.br como é padrão para a maioria dos internautas. Se você possui apenas o.com certamente perderá muitas visitas e se é um prestador de serviços perderá muito no quesito credibilidade por não ter um .com.br.

2 - De preferência escolha um nome simples com apenas uma palavra. Se precisar juntar palavras evite utilizar mais de duas palavras. Evite utilizar o hífen para separar uma palavra da outra, isso evita erros de digitação. Também não use palavras em que 2 vogais se unem, exemplo: aguaazul.com.br.

3 - Evite utilizar tenham escrita ou memorização difícil. Não utilize palavras que possam gerar dúvidas na hora da escrita ou até mesmo na hora de você falar o nome.

4 - Evite utilizar palavras que tenham ç ou ã. Os domínios com acentuação já estão disponíveis, mas ainda não são populares e neste momento geram mais confusão do que benefício.

5 - Lembre-se que um domínio pode ter no mínimo 2 letras e no máximo 26, e ainda que, um domínio não pode ser composto apenas de números.

6 - Os domínios .com.br podem ser registrado tanto por pessoa jurídica com uso do CNPJ ou por física utilizando o CPF, porém avalie bem se precisa registrar um domínio .com.br pois existem várias categorias de domínios que podem ser registradas, isso pode dar mais credibilidade ao seu site.

7 - Você só pode registrar um domínio se já existir na Internet pelo menos dois servidores de DNS que possam se responsabilizar por ele. É por isso que você precisa dos serviços de uma empresa de hospedagem.

8 - Para evitar problemas na justiça não registre nomes de marcas notórias e de empresas conhecidas. Se o nome cocacola.com.br ainda não estivesse registrado pela própria Coca-Cola seria bom não registrá-lo para evitar problemas judiciais de uso indevido de marca registrada. Fique atento também a questões de semelhança e fonética, como por exemplo: gugol.com.br pode ser considerado semelhança fonética e você certamente terá problemas.

9 - Se ao tentar pensar em um domínio, você verificou que o mesmo já se encontra registrado, a melhor saída é pensar em outro nome. Todo o processo judicial para obter um dominio já registrado é bastante complicado e custoso;

10 - Se você preferir passar a tarefa de registrar seu domínio para uma empresa certifique-se de que esta fará o registro em seu nome e que empresa seja de confiança, pois existem vários casos de registros que são feitos em nomes de outras pessoas e depois os contatos se perdem, e o processo de recuperação é muito complicado.

« Voltar

Anteriores