Redes Sociais

Imagem de: Anderson Miyazato

Odontologia

O que são Implantes Dentários?

postado em 21/07/2011 09:07:41

Quando perdemos os dentes, o osso alveolar passa por um processo de remodelação e, consequentemente, acontece uma perda óssea progressiva. Dessa forma, a reposição com implantes dentários é uma maneira de estabilizar e estacionar essa perda contínua e devolver uma mastigação eficiente, equilíbrio muscular e dental satisfatória ao paciente, dentro dos padrões estéticos aceitáveis.

Implante dentário é uma raiz artificial que é implantada na maxila ou mandíbula para assegurar a reposição de um ou mais dentes perdidos. Os implantes são feitos de um metal chamado titânio que é aceito pelo organismo e não causa rejeição.

A reabilitação oral com implantes dentários é realizada pelo cirurgião (implantodontista), que faz o planejamento, baseando em exames complementares, tais como: raio X e /ou tomografia computadorizada para avaliar a quantidade de osso remanescente, modelos da boca para determinar o espaço disponível, quando necessário hemograma para descartar quaisquer distúrbios sistêmicos que contra-indiquem o procedimento. Para a instalação de implantes dentários, é necessário uma mínima altura e espessura óssea que seja compatível com a instalação de implantes de bom tamanho, possibilitando a instalação de uma coroa protética com padrões estéticos ideais.

Quando o remanescente ósseo é insuficiente para a instalação dos implantes, temos que lançar mão de algumas alternativas terapêuticas, orientando nosso paciente das vantagens e desvantagens, alem dos riscos inerentes de cada procedimento com os respectivos custos. Entre as possibilidades de tratamento podemos citar: Reconstruções de tecido ósseo através de Enxertos Ósseos ( intra e extra bucais,Bancos de ossos e biomaterias). Implantes Curtos.

Existem diversas formas de reabilitação oral com os implantes osseointegráveis:

Implantes convencionais: São realizados em duas fases. A primeira é feito uma micro-cirurgia onde é instalado o implante dentro do osso. A partir daí aguarda-se o tempo de 3 a 4 meses necessário ao processo fisiológico da ósseointegração (cicatrização). Concluído o tempo de espera, é realizada novamente uma micro-cirurgia para expor a cabeça do implante e proceder a instalação dos componentes protéticos dando o inicio a fase laboratorial de confecções das próteses sobre os implantes.

Implantes com Carga Imediata : São implantes colocados em situações clinicas favoráveis e selecionadas,que permitem a instalação imediata de uma prótese provisória sobre o(s) implante(s) ou num prazo de até 48 horas. Após 4 meses é confeccionada a prótese definitiva sobre o(s) implante(s).

« Voltar

Anteriores